Tour de France. Conheça um pouco da história da prova!
As portas de um dos maiores eventos da terra - 101ª edição do Tour de France é aclamado por ciclistas de todas as modalidades e simpatizantes do esporte. Por onde o pelotão passa as cidades param literalmente para ver por minutos, ou melhor, por segundos seus “Herois”, Alberto Contador, Peter Sagan, Mark Cavendish, Fabian Cancellara, Marcel Kittel, Chris Froome etc.
Mas você sabe como surgiu o Tour de France?
A primeira corrida foi realizada 1903, foi organizada para “vender” mais jornais no caso o L’Auto, um jornal de esportes que não andava bem financeiramente. E tinha como seu Editor-Chefe Henri Desgrange (conhecido por ser excelente ciclista e ter escrito vários artigos de imprensa sobre o esporte).
Numa reunião emergencial do jornal, o jornalista-chefe de ciclismo, Géo Lefèvre sugeriu uma corrida de seis dias, do tipo popular na estrada, mas em toda a França. Cabe esclarecer, que corridas de ciclismo de longa distância eram um meio popular para vender mais exemplares de jornal, mas a ideia de Lefèvre era ambiciosa. Se tivesse sucesso, Lefèvre iria ajudar o L’Auto a desbancar o jornal concorrente da época o Le Vélo.
L'Auto anunciou a corrida em 19 de janeiro 1903.
No primeiro Tour, o plano era uma corrida de cinco fases (31 de maio a 5 julho), partindo de Paris e parando em Lyon, Marselha, Bórdeus e Nantes, antes de retornar a Paris. Toulouse foi acrescentada mais tarde para quebrar o longo curso através do Sul da França a partir do Mediterrâneo para o Atlântico.
As fases iriam durar uma noite inteira e terminar na tarde seguinte, com dias de descanso antes de os ciclistas partirem novamente. Isso parecia ser muito difícil, além de envolver custos altos demais para a maioria. Apenas 15 ciclistas se inscreveram.
Diante disso, Desgrange, que nunca fora totalmente convencido da ideia, quase abandonou tudo. Mas, em vez disso, ele cortou na duração em 19 dias, mudou as datas para 1º a 19 de julho e ofereceu um subsídio diário para aqueles que fizessem em média pelo menos 20 km/h em todas as fases, o equivalente ao que um ciclista poderia esperar ganhar num dia de trabalhado numa fábrica.
Definiu o valor do primeiro prêmio em 12.000 francos, e o prêmio para o vencedor de cada fase em 3.000 francos. O vencedor assim poderia ganhar seis vezes mais do que a maioria dos trabalhadores ganharia num ano. Isso atraiu entre 60 e 80 participantes. Apenas 21 deles conseguiram chegar ao seu final. A prova teve início às 15h16 do dia 1 de julho de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense e era composta por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus e Nantes.
Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France, que terminou em 19 de julho.
No começo, o Tour era uma corrida de enduro quase contínua. Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber nenhuma assistência.
Hoje em dia, o Tour é uma corrida por etapas diárias. Há veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecânicos e até assistência médica. Alguns veículos são "neutros" a todos os corredores pois pertencem à organização, outros são próprios da equipe.
Bem fique ligado! pois a Edição 2014 começa neste sábado dia 05 de julho.
Assista o vídeo e se prepare!
Compartilhe:
|
|