Pernas pra que te quero!

Você é um atleta que une o útil ao agradável? Como por exemplo, unir turismo e provas de corrida?
Se sim, vai gostar dessas dicas que separamos para você enfrentar tranquilamente o voo de volta para casa.

É muito comum nos dias de hoje ver atletas viajando para realizar provas em vários cantos do mundo, Maratona de Nova York, Corrida de Aventura no Deserto do Atacama, Corrida de 10k em Curitiba, Maratona no Rio de Janeiro etc. A viagem de ida é animada, cheia de expectativas sobre o evento, mas a volta talvez seja um pouco penosa.

Sem contar que a recuperação pós prova é muito importante. Os movimentos a seguir estimulam a circulação, mantêm os músculos relaxados e auxiliam você a chegar com mais disposição em terra firme. Confira!

APOIO DE PERNAS
Antes de entrar no avião, sente-se de frente para uma parede, com os quadris encostados nela. O tronco deve formar um ângulo de 90º com as pernas. Mantenha por 10 minutos.

ROTAÇÃO DE TORNOZELO
Enquanto estiver sentando, eleve o joelho esquerdo e movimente o pé em círculos 20 vezes. Depois, inverta a direção e gire mais 20 vezes. Repita com o outro pé.

MEIO AGACHAMENTO
No corredor do avião, flexione os joelhos e agache até onde se sentir confortável. Apoie-se em uma parede, se precisar. Repita de 5 a 10 vezes devagar.

ELEVAÇÃO DE PERNA
Eleve e abaixe o joelho esquerdo, ativando os músculos de glúteos e quadríceps. Faça 5 vezes, troque de perna e repita.

EXTENSÃO DE PERNA
Apoie os dois pés inteiros no chão. Estenda as pernas levando a ponta dos pés na sua direção (você pode colocar as pernas sob a poltrona a sua frente no avião). Repita 5 vezes.

ALERTA

Corredores são mais suscetíveis a trombose – formação de coágulos de sangue – ao voarem depois de uma corrida longa, segundo o Médico William Roberts, diretor médico da Twin Cities Marathon, Estados Unidos. Três dicas válidas para evitar riscos durante sua viagem:

LEVANTE E CAMINHE
Isso mantém o sangue circulando nas pernas.

APERTE
Vista meias de compressão par estimular a circulação.

DISPENSE O ÁLCOOL
Beber aumenta o risco de formação de coágulos durante o voo.

Do mais siga firme em seus propósitos, boa sorte!

Fonte: Runner’s World – Ed.87 e site MundoTRI.
Imagem: Nike Jordan.